EMBALAGENS RECICLADAS PARA PERFUMARIA

Entrevista com a Wheaton sobre a sua linha de embalagens recicláveis de perfumes

Escrito por:

Gabriela Ditt Lutti

Gabriela Ditt Lutti

Analista de Relações Governamentais na Abividro

As fragrâncias ou os perfumes são capazes de provocar sensações boas ou ruins, nos remeter a lembranças de pessoas, momentos ou lugares. A “memória olfativa” acontece porque o olfato está diretamente ligado aos mecanismos fisiológicos que regem as emoções. Quando sentimos um cheiro de um perfume, o mesmo acontece.

O perfume que usamos pode refletir nosso estado de espírito naquele momento, ou pode traduzir nossa personalidade. Cada fragrância é único e extremamente pessoal e, por isso, uma determinada fragrância pode ser uma marca registrada de alguém, de algum lugar ou até mesmo de algum objeto. 

Existem diversos caminhos olfativos de perfumes.  Sejam eles cítricos, florais ou amadeirados, o melhor recipiente para armazenar esse líquido com tantas particularidades é o vidro, pois ele protege o conteúdo que armazena, garantindo que a fragrância chegue mais pura ao olfato do consumidor. 

Para falar sobre a tendência da sustentabilidade no setor dos cosméticos, conversamos com Ricardo Lopes, Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos, da empresa Wheaton, uma das maiores produtoras de embalagem para cosmético no Brasil.

COMPROMISSO SUSTENTÁVEL!

O Grupo Wheaton Brasil está comprometido com a preservação do meio ambiente, melhorando continuamente seus processos, produtos e sistemas por meio da conscientização e adoção de programas eficazes. O Grupo mantem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na Norma ISO 14001, através do qual identifica, controla, reduz e elimina aspectos e impactos ambientais gerados em suas atividades.

Confira agora a entrevista com Ricardo Lopes.

A Wheaton vem percorrendo um caminho em direção a um futuro mais sustentável e produz suas embalagens com material reciclado. De onde veio essa nova demanda de sustentabilidade? Na sua opinião, quais são as tendências para o setor de cosméticos e de embalagens de vidro? 

A produção de embalagens de vidro da Wheaton utiliza mais de 270 toneladasde caco reciclado pós-consumo na produção para o vidro flint (transparente) e mais de 1000 toneladasde caco reciclado pós-consumo para vidro âmbar.

Além disso, todo o caco interno, originário do próprio processo produtivo, também é reutilizado para produzir novas embalagens reduzindo a retirada de matéria-prima na natureza.

Os consumidores estão buscando estilos de vida mais conscientes, refletido nas marcas, produtos e serviços que escolhe. 

Além das embalagens sustentáveis, cada vez mais consumidores aderem ao “low-waste” ou “zero waste” (zero desperdício). Esse movimento já está gerando frutos em países como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, que possuem mercados que oferecem sessões de refil para comida e produtos de limpeza a preços reduzidos. Ao mesmo tempo que essa solução agrada ao bolso do consumidor, cria uma experiência coletiva de comunidade.

Uma grande tendência dentro do mercado da perfumaria é a refilagem de perfume, ou seja, reabastecimento da embalagem após o uso. Uma atitude que diminui o consumo de novas embalagens e, consequentemente, reduz o descarte de resíduos no meio ambiente. Para essa nova forma de consumo, oferecemos opções tanto para o frasco que será reabastecido como o frasco que será o refil.


Quais são as vantagens ambientais de se usar embalagens com vidro reciclado?

 

Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem sem nenhuma perda das características e propriedades do material. Ao agregarmos o caco na produção do vidro, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza. Além disso, a reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emite resíduos menos particulados de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente.


Quais serão os próximos passos no quesito embalagens mais sustentáveis? 

 

A Wheaton dá passos importantes e que fazem a diferença para construir uma indústria mais consciente e sustentável.

Acabamos de lançar a Ecoglass, uma linha sustentável de embalagens, que foi desenvolvida para promover a economia circular e, principalmente, a redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza.
São quatro diferentes modelos de frascos de vidro, todos desenvolvidos para proteger o meio ambiente.

Desenvolvemos um modelo com design diferenciado e redução de massa vítrea. Os benefícios alcançados com esse projeto envolvem redução do consumo de água e energia, além da redução de mais de 30% na emissão de CO2. 

Outros modelos foram desenvolvidos com terminação rosca GCMI 410-15 que torna o frasco refilável, podendo ser reabastecido outras vezes.
Outro benefício é a facilidade para retirar a válvula do frasco, agilizando a separação dos componentes para um descarte adequado.

Escrito por:

Gabriela Ditt Lutti

Gabriela Ditt Lutti

Analista de Relações Governamentais na Abividro

GOSTOU?!

Receba este e todos os outros assim que saírem! É só colocar seu e-mail aqui embaixo para receber a nossa Newsletter e receba novidades saídas do forno!

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETER

O portal É Puro, É Vidro é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.