A Wheaton vem percorrendo um caminho em direção a um futuro mais sustentável e produz suas embalagens com material reciclado. De onde veio essa nova demanda de sustentabilidade? Na sua opinião, quais são as tendências para o setor de cosméticos e de embalagens de vidro?
A produção de embalagens de vidro da Wheaton utiliza mais de 270 toneladasde caco reciclado pós-consumo na produção para o vidro flint (transparente) e mais de 1000 toneladasde caco reciclado pós-consumo para vidro âmbar.
Além disso, todo o caco interno, originário do próprio processo produtivo, também é reutilizado para produzir novas embalagens reduzindo a retirada de matéria-prima na natureza.
Os consumidores estão buscando estilos de vida mais conscientes, refletido nas marcas, produtos e serviços que escolhe.
Além das embalagens sustentáveis, cada vez mais consumidores aderem ao “low-waste” ou “zero waste” (zero desperdício). Esse movimento já está gerando frutos em países como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, que possuem mercados que oferecem sessões de refil para comida e produtos de limpeza a preços reduzidos. Ao mesmo tempo que essa solução agrada ao bolso do consumidor, cria uma experiência coletiva de comunidade.
Uma grande tendência dentro do mercado da perfumaria é a refilagem de perfume, ou seja, reabastecimento da embalagem após o uso. Uma atitude que diminui o consumo de novas embalagens e, consequentemente, reduz o descarte de resíduos no meio ambiente. Para essa nova forma de consumo, oferecemos opções tanto para o frasco que será reabastecido como o frasco que será o refil.
Quais são as vantagens ambientais de se usar embalagens com vidro reciclado?
Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem sem nenhuma perda das características e propriedades do material. Ao agregarmos o caco na produção do vidro, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza. Além disso, a reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emite resíduos menos particulados de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Quais serão os próximos passos no quesito embalagens mais sustentáveis?
A Wheaton dá passos importantes e que fazem a diferença para construir uma indústria mais consciente e sustentável.
Acabamos de lançar a Ecoglass, uma linha sustentável de embalagens, que foi desenvolvida para promover a economia circular e, principalmente, a redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza.
São quatro diferentes modelos de frascos de vidro, todos desenvolvidos para proteger o meio ambiente.
Desenvolvemos um modelo com design diferenciado e redução de massa vítrea. Os benefícios alcançados com esse projeto envolvem redução do consumo de água e energia, além da redução de mais de 30% na emissão de CO2.
Outros modelos foram desenvolvidos com terminação rosca GCMI 410-15 que torna o frasco refilável, podendo ser reabastecido outras vezes.
Outro benefício é a facilidade para retirar a válvula do frasco, agilizando a separação dos componentes para um descarte adequado.