A indústria do vidro e
seu empenho pela sustentabilidade.

Uma entrevista com a Verallia

Escrito por:

Gabriela Ditt Lutti

Gabriela Ditt Lutti

Analista de Relações Governamentais na Abividro

Felizmente, os cidadãos estão cada dia mais atentos e conscientes sobre os desafios para um mundo mais sustentável. E a escolha das embalagens dos produtos que consumimos são parte fundamental para a conquista dessa nova postura do consumidor.

As embalagens deixaram de ter um papel meramente estético e apelativo ao consumidor. Além de proteger e armazenar o produto que carregam, agora elas também precisam ser eficientes e ter o menor impacto possível para o meio ambiente, atendendo novas legislações e conformidades ambientais que vêm ganhando força. Uma preocupação que surge e toma espaço nas discussões é a conformidade das embalagens em adotarem boas práticas antes de atingirem os consumidores, considerando o impacto na extração de matérias-primas, produção e transporte dos produtos.

Seguindo essas novas normas, a indústria vidreira vem se empenhando em produzir embalagens de vidro ainda mais sustentáveis. O setor está investindo na redução do peso das embalagens, mantendo as características de proteção e pureza do vidro. As embalagens mais leves são mais eficientes, pois permitem reduzir a extração de matéria prima e tornar o transporte mais eficaz, emitindo menos gases de efeito estufa.

NO CAMINHO CERTO!

As garrafas da linha ECOVA da Verallia, cujo nome é inspirado na união das siglas ECO (Ecologia) e VA (Valor) são até 30% mais leves do que as tradicionais e são “eco-projetadas”, ou seja, atendem aos requisitos técnicos, otimizando o uso de recursos naturais.

 

As novas tecnologias foram desenvolvidas para permitir redução de peso, proporcionar uma superfície mais uniforme e com maior rigidez, garantindo a proteção dos produtos armazenados no vidro com menor impacto ambiental. As garrafas long neck, por exemplo, chegaram a perder quase 25% de seu peso inicial.

As indústrias vidreiras possuem linhas de produtos mais leves, que atendem aos requisitos técnicos e otimizam o uso de recursos naturais. Isso significa que além de possuir todas as características e qualidades próprias do vidro, toda a etapa de fabricação e ciclo de vida do produto reduzem significativamente os impactos no meio ambiente.

Para entender e conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia inovadora que vem transformando o futuro das embalagens de vidro, conversamos com Catarina Peres, Supervisora de marketing da empresa Verallia, uma das líderes mundiais na produção de embalagens de vidro para alimentos e bebidas.

A empresa possui uma linha de embalagens e produtos chamada “ECOVA”, com produtos tecnologicamente sofisticados, que são eco-projetados para manter sua qualidade, com muito menos peso.

Confira agora a entrevista com Catarina Peres

Na sua opinião, qual foi o principal direcionador para a empresa em desenvolver uma linha de produtos tecnologicamente ecológicos?

A linha ECOVA da Verallia foi lançada por volta de 2010, como uma das ações da Verallia para tornar sua linha de produtos ainda mais ecológica, cooperar  com a preservação do nosso meio  ambiente  e atingir um público consumidor cada vez mais atento a essas questões tão importantes para a saúde e integridade do planeta.


Quais são as principais vantagens desses produtos para meio ambiente? Existe alguma desvantagem?

As garrafas da linha ECOVA, cujo nome é inspirado na união das siglas ECO (Ecologia) e VA (Valor), são até 30% mais leves do que as tradicionais e são “eco-projetadas”, ou seja, atendem aos requisitos técnicos, otimizando o uso de recursos naturais.

 

Por ser um produto mais leve, a reciclabilidade do vasilhame diminui?

O vidro é um material 100% reciclável, infinitamente. A quantidade de vidro de uma embalagem em nada muda a sua reciclabilidade, ou seja, a qualidade do que é reciclável.

 

Essa tecnologia impacta de alguma maneira as propriedades únicas do vidro, como a transparência, resistência, durabilidade?

 Quando uma embalagem possui menos vidro, a tendência é sua cor ficar mais transparente, assim como no contrário, quando tem mais vidro, a cor fica mais forte, mais escura, não alterando, porém, em nada sua resistência e durabilidade.

 

Como vem sendo a aderência dos consumidores e das marcas com essa linha de embalagens?

Desde o lançamento em 2010 até hoje, a Verallia foca seus desenvolvimentos em garrafas mais leves. Nossos clientes valorizam essa linha e acreditam no valor que a embalagem ECOVA leva às suas marcas e produtos finais. Essa linha vem conquistando cada vez mais consumidores conscientes de sua responsabilidade ambiental.

 

Na sua opinião, quais serão os próximos passos na tecnologia das embalagens de vidro?

A Verallia está sempre inovando, trazendo para sua linha de embalagens formatos diferenciados e tipos diferentes de fechamento. Uma equipe de inovação está sempre trabalhando no desenvolvendo novas tecnologias para tornar o vidro cada vez mais eficiente . Consideramos que a embalagem ideal para o mundo cada vez mais responsável em que vivemos é aquela que alia leveza, beleza, conservação das propriedades do seu conteúdo (alimento/ bebida), pureza, resistência e menor impacto ao meio ambiente (reciclabilidade). E essas características, só a embalagens de vidro têm.

Escrito por:

Gabriela Ditt Lutti

Gabriela Ditt Lutti

Analista de Relações Governamentais na Abividro

GOSTOU?!

Receba este e todos os outros assim que saírem! É só colocar seu e-mail aqui embaixo para receber a nossa Newsletter e receba novidades saídas do forno!

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETER

O portal É Puro, É Vidro é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.