Usina de beneficiamento de vidro para a reciclagem

Uma entrevista com a Vidroporto

Escrito por:

Gabriela Ditt Lutti

Analista de Relações Governamentais na Abividro

A economia circular no setor vidreiro começa na própria fabricação das embalagens. Sem a reciclagem e a retornabilidade dos cacos de vidro, o ciclo das embalagens não se fecha, e o resultado é uma maior geração de resíduos. É por essa razão que para o setor vidreiro a sustentabilidade é parte inerente da produção das embalagens, sendo fundamental para o bom funcionamento do negócio e para a qualidade dos produtos oferecidos.

Como o vidro é uma embalagem de ciclo fechado, ele é reciclado na própria fábrica de produção, que usa o caco na mistura de ingredientes para fabricar novos vasilhames. O processo de reciclagem evita o uso de matéria-prima virgem (extraída da natureza), diminui a quantidade de energia e gás natural usados nas fábricas, e, consequentemente, a emissão de gases efeito estufa.

Algumas etapas muito importantes na cadeia de reciclagem do vidro são a triagem e o beneficiamento dos resíduos. Se os resíduos não são separados corretamente no descarte, a reciclagem fica comprometida. No caso do vidro, as embalagens possuem alguns elementos extras, como tampas, rótulos, caixas, dosadores e afins, que podem comprometer a reciclagem se entrarem nos fornos de fabricação de vidro. O beneficiamento tem justamente a função de limpar o vidro e deixá-lo pronto para a reciclagem. Essa etapa geralmente é realizada por cooperativas ou empresas especializadas, garantindo a boa qualidade desse ciclo.

A empresa VIDROPORTO, fabricante brasileira de embalagens de vidro desde 1977, desenvolveu sua própria usina de beneficiamento de caco de vidro a fim de intensificar a reciclagem de vidro em sua produção.

A empresa inaugurou a usina em 2013 e desde então se tornou a primeira empresa brasileira a trabalhar com essa tecnologia de beneficiamento. Além de efetuar a logística reversa, a usina de beneficiamento aumenta a quantidade e a qualidade do material a ser reciclado

Usina da Vidroporto na cidade de Porto Ferreira. 

PIONEIRISMO NA ECONOMIA CIRCULAR

Em 2013, a VIDROPORTO automatizou sua Usina de Beneficiamento de Caco, tornando-se a primeira empresa no Brasil a trabalhar com esse tipo de tecnologia, com capacidade de beneficiamento de 20 toneladas de vidro/hora

Para entender melhor esse processo, conversamos com Edson Rossi, Diretor Presidente da VIDROPORTO.

A utilização do vidro pós consumo é importante para a Vidroporto? Qual é a estratégia de sustentabilidade da empresa?

A reutilização de vidro é extremamente importante para o processo de produção de embalagens deste material, tendo em vista que, o aumento de seu percentual de uso na composição das embalagens torna o processo mais sustentável por diminuir a quantidade de uso de matérias-primas extraídas da natureza e o percentual de consumo de insumos energéticos, responsáveis pela fusão do vidro como gás natural e energia elétrica. A estratégia da empresa é ampliar suas fontes de captação, onde busca aumentar gradativamente o percentual de consumo do caco. Além disso, atuamos em projetos próprios de captação regional de caco, promovendo a destinação correta das embalagens de vidro, antes descartadas em aterros sanitários.

 

Qual é a importância do beneficiamento para a reciclagem do vidro?

O vidro é 100% reciclável, ou seja, com uma tonelada de Caco Reciclado podemos produzir uma tonelada de vidro novo, sem perdas no processo. Portanto, a reciclagem é de extrema importância para a indústria. Ainda podemos apresentar outros benefícios quanto à reciclagem deste material:

– Desafogar os aterros;

– Reduzir impactos ambientais em jazidas;

– Fomentar a cadeia de reciclagem gerando renda;

– Atender a PNRS-Política Nacional de Resíduos Sólidos na sua exigência de Logística Reversa.

– Reduzir emissões atmosféricas e gases do efeito estufa.

O processo de beneficiamento do vidro é fundamental para que possamos ter segurança e condições para uso desse material no lugar da matéria-prima virgem. Por isso é tão importante que haja a conscientização da população quanto ao descarte correto. Produtos como lâmpadas, por exemplo, que recebem tratamentos químicos em sua produção, não podem ter a mesma destinação que uma garrafa de vidro, mesmo também sendo vidro.

 

Quais são as vantagens de se ter uma usina própria de beneficiamento? Como funciona a estação de triagem e beneficiamento?

A maior vantagem é garantir a qualidade da matéria-prima e com isso poder ter uma maior utilização de caco. O processo de beneficiamento e triagem do caco se dá através de processos automatizados no qual são retirados outros materiais que não são vidro, depois, o caco passa por um processo de britagem para atingir a granulometria adequada para a utilização da matéria-prima.

 

Qual é a origem do caco de vidro que é beneficiado na usina da VIDROPORTO?

A Vidroporto adquire caco com empresas parceiras a cooperativas de coleta de vidro.

 

Qual é a capacidade da usina? Ela é capaz de suprir toda a necessidade de caco da empresa?

Nossa usina de beneficiamento detém a capacidade de processamento de mais de 60% da demanda de matéria-prima dos fornos da Vidroporto Unidade Sudeste.

Escrito por:

Gabriela Ditt Lutti

Analista de Relações Governamentais na Abividro

GOSTOU?!

Receba este e todos os outros assim que saírem! É só colocar seu e-mail aqui embaixo para receber a nossa Newsletter e receba novidades saídas do forno!

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETER

O portal É Puro, É Vidro é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.