Cada vez mais o vidro vem sendo utilizado e reconhecido por suas propriedades
únicas. Sua transparência, versatilidade, resistência, saudabilidade, modernidade, entre muitas outras características, chamam a atenção dos consumidores. Hoje em dia, os principais utilizadores do vidro são o setor de alimentos, bebidas, decoração, perfumaria, cosmético, farmacêutico, linha doméstica, vidros técnicos e especiais.
Quando o assunto é embalagem o vidro possui grande destaque, por diversas
razões. Embalagens de vidro são comumente utilizadas no setor alimentício (para potes de palmito, geleia, requeijão, entre outros), no setor de bebidas (para cervejas, vinhos, cachaça) e são produzidas e vendidas como potes de armazenamento (por exemplo, o tupperware). Além disso, o setor de cosméticos é um grande usuário deste tipo de embalagem.
O grande atributo das invólucros de vidro diz respeito à sua composição: por serem
produzidas essencialmente por matérias-primas naturais, são as únicas a assegurar a
proteção da saúde. Pelo fato do vidro ser inerte, não libera disruptores endócrinos,
extremamente prejudiciais à saúde, e mantém intocadas as características de sabor, pureza e qualidade de tudo que é colocado dentro de embalagens feitas com este material.
Vale destacar que as embalagens de vidro podem ser encontradas em diversos
formatos e cores, como transparente, âmbar, verde, amarelo, entre outras. Sua cor e seu estilo, em sua grande maioria, não interferem na sua reciclabilidade nem nas suas propriedades de conservação e qualidade.