A HISTÓRIA DO BRINDE!

Brindar é um costume que quase todas as culturas tem. Esse ato é feito em homenagem, celebração, em agradecimento à alguma coisa, ou outros motivos diversos. Venha conhecer um pouco mais sobre a origem desse hábito tão universal!

Tempo de Leitura: 4 minutos

E de onde vem o brinde?

Como muita coisa na história, é um tanto quanto incerta a origem exata do ato de  tocar as taças na hora de um brinde, mas é claro que existem algumas hipóteses mais aceitas e até mesmo algumas curiosidades bem bacanas!

Alguns estudiosos dizem que a tradição teria nascido na Grécia ou Roma Antigas, quando era muito comum o envenenamento das bebidas para eliminar seus inimigos.

Daí, teria nascido dois costumes: primeiramente, para se mostrar que não havia veneno, o rei ou anfitrião servia um cálice e propunha, a partilha desse mesmo cálice, um brinde. Claro que o anfitrião era quem tomava o primeiro gole.

Depois, criou-se a tradição de bater um cálice contra o outro para que as bebidas se misturassem, e assim, caso houvesse qualquer veneno, ambos tomavam dele e os dois acabavam envenenados, o que no mínimo desencorajava o lado que queria envenenar o outro.

Outra versão dessa história que trazem os livros vem também da Grécia Antiga e dos Fenícios: as taças subiam ao céu como uma oferenda simbólica aos deuses.

Algumas fontes históricas acreditam que também na Antiguidade, os Gregos e Romanos bebiam à saúde dos vivos em rituais celebrando os deuses e os mortos, assim, os vivos brindavam com líquidos sagrados que ofereciam aos deuses.

Daí, parece ter havido uma adaptação e há ainda quem diga que os romanos além de adotarem o hábito, acrescentaram ainda uma crença que pode ter ficado até hoje na cultura brasileira: os romanos teriam passado a derramar um pouco de bebida no chão, o que no Brasil de hoje em dia, é conhecido como “dar um gole para o santo”, não é mesmo?

SAÚDE!

Partindo de toda essa ameaça de intoxicação, muitas culturas adotaram para o brinde, palavras que celebram a saúde.  Aqui no nosso português, por exemplo, podemos saudar tanto com o próprio “saúde!”, quanto a onomatopeia “tintim”, que seria literalmente o ato de bater uma taça de vidro contra a outra.

Algumas línguas latinas mais próximas do português, como francês, falam “santé”, em espanhol, “salud”, ou em italiano “salute”,  também trazem a palavra saúde para a celebração.

Em alemão, é curioso que a base de “Prost!” parece vir do latim “prosit”, que seria algo próximo de “fique/esteja bem”. A expressão teria vindo do século XVIII, quando os universitários alemães começaram a usar e não tardou a ganhar o uso popular.

Outra curiosidade interessante é que a palavra em inglês para brinde, ou “toast” pode ter alguns significados diferentes: entre eles, os mais conhecidos são “torrada” e “brinde”. Essa coincidência não parece ser bem uma coincidência, mas acredita-se que os ingleses (alguns historiadores dizem que esse hábito remonta até a época dos romanos!) tinham o hábito de oferecer pão torrado junto com vinho para amenizar o sabor e textura de um vinho ruim, o que parece fazer sentido graças a uma reação química entre o tostado da torrada e a acidez do vinho.

Um aviso amigo: caso esteja brindando com japoneses, não use a onomatopeia tintim! Em japonês, usa-se “kanpai”, que quer dizer algo como “esvazie o copo”. O som de tintim em japonês é uma onomatopeia de cunho sexual que pode ser muito mal interpretada!

O fermentado

Lembrando ainda que naquela época, as condições de higiene não eram das melhores, o que é lembrado pela jornalista gastronômica Marie-Claire Frédéric, que ressalta que a fermentação alcóolica era na verdade uma maneira de inibir a fermentação da água, transformando água em vinho e cerveja. Era possível ainda assepsiar a água misturando-a com um pouco de cerveja ou vinho e, claro, celebrando com o famoso “saúde!”

A melhor maneira de brindar

Independentemente da situação ou da língua que você escolher brindar, hoje sabemos que além de cuidar muito bem da nossa água, o melhor recipiente para a nossa saúde são os copos de vidro (ou cristal), pois como já falamos algumas vezes aqui neste portal, o vidro oferece um recipiente inerte e que não interage ou deixa resíduos, o que permite não só a famosa transparência do nosso material tão querido, quanto uma melhor segurança para você e seus entes queridos!

Referências:

http://blog.vinhosite.com.br/porque-brindamos-conheca-mais-sobre-a-origem-desse-costume/

Origem do brinde: como surgiu o “tim tim”?

A tradição do brinde

https://super.abril.com.br/historia/como-surgiu-a-tradicao-de-brindar/

https://en.wikipedia.org/wiki/Toast_(honor)

https://conchaytoro.com/pt-pt/blog/a-origem-do-brinde/

https://fr.wikipedia.org/wiki/Trinquer

GOSTOU?!

Receba este e todos os outros assim que saírem! É só colocar seu e-mail aqui embaixo para receber a nossa Newsletter e receba novidades saídas do forno!

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETER

O portal É Puro, É Vidro é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.