8 ideias para dar vida nova aos seus vidros

Todos sabemos da escassez de recursos dos nossos tempos e da importância em destinarmos corretamente os materiais para reciclagem, certo?

Mas você sabia que reutilizar é tão ou mais importante do que reciclar? Pois é, dar novos usos aos objetos e utensílios é tão importante quanto separar e reciclar seus recursos!

E o vidro é um ótimo material para a reutilização, um dos melhores, na verdade! O vidro, por ser 100% inerte, é a melhor alternativa para reutilização, pois não altera nem cheiro nem sabor, além de não soltar nenhuma substância tóxica.

Então que tal conhecer hoje algumas ideias de reutilização para economizar no seu bolso e ainda ajudar o planeta?

banner_comida

PARA GUARDAR ALIMENTOS

Quem nunca pegou aquele pote de geleia para guardar açúcar ou ainda o brigadeiro que sobrou para o dia seguinte? Ou até mesmo aquela clássica do pote de requeijão virar copo de água!

Legumes e verduras para uma vida saudável

Apesar de ser uma das ideias mais conhecidas, vale lembrar que um bom pote de vidro de palmito, por exemplo, pode armazenar folhas de verduras já lavadas por vários dias na geladeira para facilitar na hora de comer aquela saladona saudável!

Alguns legumes cortados também tem uma sobrevida bem melhor se guardados no porte de vidro com água.

Presentear

Uma ideia bacana também é preparar um bolo no pote ou até mesmo encher um pode de geleia com brigadeiro ou algum doce caseiro para presentear um amigo ou ente querido.

Uma ideia que tem crescido durante a quarentena é aproveitar uma garrafa maior para fazer um drink e presentear, por exemplo.

Para dar um toque especial, você pode fazer uma tampinha de tecido para colocar sobre a tampa original ou ainda decorar com fitas e laços!

banner_velas

PARA DECORAÇÃO

Outro destino muito bacana para os vidros é usá-los na decoração, mas não simplesmente ali, parado sendo lindo apesar de, convenhamos, dependendo do vidro, também ser uma ótima opção! Veja a seguir algumas ideias simples de DIYs (Do inglês: Do it yourself) para começar a brincar:

Vasinhos de mesa

Garrafinhas pequenas, ou nem tão pequenas assim, podem ser excelentes vasinhos de mesa para flores solitárias ou pequenos buquês. Essa delicadeza pode ser linda tanto em restaurantes quanto em um jantar mais especial

Porta-velas

Falando em jantar especial, um vidro mais bojudo ou até mesmo garrafas podem dar um toque bem intimista ao ambiente!

Se você estiver especialmente criativo, é possível ainda pintar com tinta de vitral um vidro transparente para dar cores ao momento. Se não tiver, um simples laço com sisal ou alguma fita também podem ser ótimas alternativas.

Luminárias

Como a maioria dos vidros do nosso cotidiano são translúcidos, com o auxílio de lâmpadas, soquetes e fios, pode ser uma ótima ideia transformar aquela garrafa especial em uma luminária ou abajur, por exemplo.

Para quem não quer se aventurar tanto ou simplesmente quer mais de um ponto de luz, você pode comprar a luz do tipo fairy light (aquelas bem fininhas que vem com um fiozinho transparente) para fazer uma luminária mais decorativa e mais delicada, por exemplo.

Existe no mercado hoje em dia até uma variante da fairy light propriamente para luminárias de garrafas, pois a bateria fica dentro de uma rolha de plástico com interruptor.

banner_terrario

JARDINAGEM

Quem gosta de jardinagem pode também ter no pote de vidro um grande aliado: tanto para guardar materiais e nutrientes quanto para utilizar com as plantas

Para berçário de plantas

Plantas como jibóia, espada-de-são-jorge, lírio da paz, costela de adão e outras são de fácil adaptação à água e para isso, usar potinhos de vidro para o seu desenvolvimento é uma ótima ideia, pois além de caber bastante água, é possível ainda perceber facilmente a hora trocá-la.

Como vasinho

Se a planta não precisa de muita água, como uma suculenta ou um cacto, é possível fazer um vaso bem bonito para a planta. Você só precisa pensar em ter várias camadas de extrato: pedras, casca de árvore e argila expandida podem ajudar muito na hora de plantar!

Só preste atenção nas camadas de estratos, pois a água não pode acumular no fundo junto à raiz! Isso pode causar apodrecimento da raiz!

Caso você possua um cortador de vidro, é possível ainda fazer uma espécie de vaso autoirrigável com uma garrafa! A ideia parece simples, mas sem os instrumentos apropriados, pode ser bastante perigoso, então tome cuidado na hora de reproduzir!

Mas a ideia é basicamente cortar o gargalo e encaixá-lo virado dentro do fundo, que pode receber água com mais facilidade.

Como terrário

Quem tem um pouco mais de familiaridade com jardinagem consegue ainda criar terrários incríveis, pois uma vez que o vidro não permite trocas de gases com o exterior, o seu terrário vai ficar bem seguro para criar as condições internas necessárias para que os seres vivos cresçam.

GOSTOU?!

Receba este e todos os outros assim que saírem! É só colocar seu e-mail aqui embaixo para receber a nossa Newsletter e receba novidades saídas do forno!

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETER

O portal É Puro, É Vidro é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.