4 Garrafas de Cerveja
mais usadas no Brasil

A bebida mais consumida pelos brasileiros não seria nada se não fosse o vidro.

Tempo de Leitura: 5 minutos

Se vc curtir a matéria, compartilhe com seus amigos e mídias sociais! 😉

Se tem uma bebida que resume o brasileiro (maior de idade) é a cerveja. Em uma pesquisa publicada pelo G1, em 2021 foram consumidos 14,3 Bilhões de litros da bebida no Brasil – um crescimento de 7,6% comparado a 2020.

Hoje, com as cervejas artesanais e importadas, o que não falta são sabores, tipos de cerveja, marcas e porque não, GARRAFAS. Um item essencial para a bebida e que garante que todas as propriedades dela sejam preservadas para te trazer a melhor experiência. 

Para homenagear essa paixão nacional, a gente trouxe para você as 4 Garrafas de Cerveja mais usadas no mundo para você descobrir porque elas são tão comuns!

Garrafa Belga

A garrafa Belga é, talvez, o primeiro formato de garrafa que vem na cabeça quando pensamos. O curioso desse formato é que é muito útil para armazenar cervejas que tem sedimentos de levedura, como as de trigo. Aqui no Brasil, ela virou um símbolo universal da cerveja, independente do seu tipo.

Suas variações incluem o fechamento com a “tampinha”, clássica de metal e o famoso e “LITRÃO”.

Garrafa Long Neck

Faixa_Garrafa-de-Cerveja-Longneck

O tipo de garrafa mais amigável de todos. A long neck é perfeita para carregar por aí e compartilhar com os amigos. Seu pescoço alongado (daí o nome Long Neck) permite o manuseio sem que sua mão esquente a cerveja, o que proporciona o consumo tanto em um copo como “no bico” mesmo.

GARRAFA MEIA, MEINHA, PARRUDINHA OU CRACUDINHA (RJ)

Esse é um modelo que tem ganhado tanta força no Brasil que a gente pode dizer até que é uma exclusividade nossa. A verdade é que ela é resultado do surgimento de muitas cervejarias artesanais no país. Graças a incentivos fiscais para quantidades abaixo de 400 mL e o fato de ser uma “novidade” no mercado, fez com que muitas marcas escolhessem essa garrafa para criar uma diferenciação do seu produto. 

No final, ela é uma garrafa que abriu as portas para muitos negócios. Para o consumidor final ela é ótima para diversificar os rótulos e tipos de cerveja por aí, já que sua quantidade se limita até 310 mL, lembrando uma “miniatura da garrafa Belga (600mL)”.

GARRAFA STEINIE

Existem alguns rótulos bem característicos aqui no Brasil que utilizam essa garrafa. Esse tipo de garrafa surgiu durante a Lei Seca nos EUA e mesmo que a história NÃO confirme que ela surgiu para justamente burlar essa lei, é um tipo de embalagem mais compacta, sem pescoço e portanto mais maleável. Para compensar os centímetros que faltam do pescoço, ela tem um diâmetro maior e no final sua capacidade é equivalente às demais, 310 mL.

Qual é a SUA garrafa?

As garrafas de cerveja ajudam a compartilhar a bebida com os amigos, preservar as características dela para o seu momento ideal, incentivar o empreendedorismo e muito mais! Qual é o seu tipo favorito dentro destas 4 garrafas de cerveja mais usadas no Brasil?

Comente sua garrafa favorita!

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETER

O portal É Puro, É Vidro é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.